Casamento Casamento Civil Dicas

Casamento no civil: como comemorar essa ocasião

Casamento no civil: como comemorar essa ocasião

Não é só porque você optou pelo casamento no civil que isso quer dizer que não haverá comemoração ou que a ocasião será menos importante.
Casamento é casamento e, independentemente do formato da cerimônia, essa é uma data que ficará para sempre na sua memória e merece ser pensada com muito carinho.

Cerimônia intimista

O casamento no civil é sinônimo de uma cerimônia bastante intimista com os amigos e familiares que são importantes para o casal. Por isso, a ideia é priorizar quem realmente faz diferença na vida de vocês e não poderia estar de fora nessa data tão especial.

Casamento no civil

Reprodução

Preparativos para o casamento no civil

É necessário pensar em alguns detalhes e se preparar com antecedência mesmo que o casamento aconteça apenas no cartório.

O seu futuro marido e você precisarão discutir a respeito de qual regime matrimonial é o mais indicado para a relação e levar os documentos com algumas semanas de antecedência para marcar a data do casório.

Essa pode parecer a etapa mais simples do casamento no civil, no entanto, é fundamental que o casal tenha uma conversa honesta a respeito do futuro e de seus objetivos para que todos os detalhes sejam acertados e estejam de acordo entre ambos.

No dia do casamento

No dia do casamento no civil, o casal precisa comparecer com duas testemunhas, que podem ser amigos ou parentes próximos que vocês considerariam escolher como padrinho ou madrinha.

O traje fica bastante a critério dos noivos, não sendo obrigatória a formalidade comum de cerimônias religiosas tradicionais. Uma boa dica é a noiva usar um vestido branco ou de cor clara de comprimento curto ou mídi e o noivo apostar em trajes esporte-chique.

Casamento Civil Dicas

Reprodução

Quando chegar a hora do casamento, o juiz lerá os termos para os noivos e haverá a troca de alianças. Como o espaço costuma ser pequeno, o ideal é não convidar muitas pessoas para presenciar esse momento tão especial.

Ainda assim, vale a pena contratar um fotógrafo para registrar a alegria, os noivos e os convidados que estiverem presentes.

Comemoração do casamento no civil

Não é só porque o casamento aconteceu apenas no cartório que vocês não precisam fazer nenhum tipo de comemoração depois.guia-casar-bem
Dependendo do horário em que a cerimônia acontecer, vocês podem convidar os amigos e parentes para uma festa mais intimista em um salão ou restaurante.
É possível, por exemplo, comemorar o grande dia em um almoço com as pessoas queridas ou, até mesmo, fazer uma pequena celebração na casa de vocês, no caso de já morarem juntos.

Convites

Como a ideia do casamento no civil é reunir apenas as pessoas mais próximas, a etapa de elaboração e envio dos convites também não precisa ser muito complexa ou trabalhosa.

Dependendo do número de convidados, não é necessário nem investir em convites impressos. Vocês mesmos podem ligar para as pessoas para avisar sobre a grande data ou, se preferirem, apostar em um e-mail personalizado para os convidados.

Decoração

Como a ideia é fazer uma cerimônia pequena apenas para reunir as pessoas queridas, a decoração não precisa ser grandiosa ou muito elaborada.

Os próprios noivos podem decorar o espaço com elementos que reflitam a sua personalidade, como plaquinhas, toalhas de mesa e enfeites de flores. O importante aqui é deixar o ambiente bonito e elegante.

Decoração casamento civil

Reprodução

Cardápio

A definição do cardápio vai depender muito do horário em que vocês pretendem celebrar o casamento. É possível, por exemplo, oferecer um almoço ou um churrasco para os convidados caso a festa aconteça no almoço ou jantar.

Outra opção bacana é montar uma mesa com petiscos ou fazer um chá da tarde. Nesse caso, vocês podem optar por um cardápio de docinhos, salgadinhos e bebidas.

Contratar um buffet não é uma obrigação, afinal, os convidados serão poucos. No entanto, uma ajuda extra pode ser bastante bem-vinda para organizar as comidas e reduzir o trabalho que vocês terão para organizar tudo após a comemoração.

banner_horizontal-historias-de-amor

Agora é só aproveitar!

Pronto, agora que você já cuidou de todos os detalhes do seu casamento no civil, é só aproveitar e criar lindas memórias com as pessoas que estarão presentes.

Deixe a cerimônia com a cara de vocês e lembre-se que esse dia representa a celebração do amor e da amizade. Com certeza, as pessoas que estarão presentes farão toda a diferença para tornar o seu casamento ainda mais inesquecível!

Quer mais dicas sobre como planejar a festa do seu casamento? Então, não deixe de conferir esse post!

Quer receber as últimas novidades?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber as atualizações

Você assinou nossa newsletter!

Deixar um Comentário