Site icon Guia Casar Bem

Casamento temático de festa junina

buffet de festa junina

É comum vermos casamentos temáticos sendo cada vez mais aceitos pelos noivos. Para quem casa no meio do ano surge a ideia de fazer não somente o “chá”, mas também o casamento temático de festa junina, ainda mais, se ou o noivo ou a noiva (ou os dois) gostam de comidas de festa junina. Você já pensou em fazer um casamento temático assim? Vale lembrar que não é porque o casamento é temático que tudo tem que entrar no tema inclusive os trajes do noivo e da noiva, caso não queiram. Falaremos um pouco sobre casamento temático de festa junina e como você conseguiria adaptar isso para a realidade que você vive.

Acredito que, todos nós, quando pensamos em festa junina a primeira coisa que nos vem a mente é relacionado a comida. A comida de festa junina é acolhedora, os pratos falam muito por si e é difícil achar alguém que não goste de comida afetiva. Falando de um casamento, o primeiro ponto que devemos entender é o nível de formalidade que você pretende e que para o seu momento.

Caso seja algo mais informal, você realmente pode investir nas comidas clássicas: milho, pamonha, canjica, paçoca, dentre outras. Se você pretende fazer algo mais formal e alguém vai cozinhar para você, o seu buffet de festa junina pode ser completamente estilizado, então nesse caso, por que não conversar com o chefe de cozinha para fazer um creme de milho por exemplo? Você pode também pensar em servir o buraco quente no começo da festa bem pequeninho como finger food, o mesmo você pode fazer com um caldo de feijão, um cural, milho com manteiga etc. Para a mesa de docinhos você pode escolher brigadeiros de paçoca, paçoca de colher, quebra queixo em potinhos, quindins pequenos, dentre tantas outras sobremesas que deixaram a mesa de doce linda. Além disso você pode conversar com quem vai fazer tudo para colocar alguns elementos em alguns doces, como por exemplo: Uma trufa com recheio de quebra-queixo por exemplo.

Esse é o momento de você soltar a criatividade, a parte do buffet conta muito no casamento. Fazer um buffet de festa junina nos traz muitas lembranças relacionadas a comida afetiva, por isso é sempre interessante tentar trazer de alguma forma essa comida “que abraça”, sendo assim traremos alguns exemplos para que você possa se inspirar

  1. Bolo de milho
  2. Canjica
  3. Pé de moleque e pé de moça
  4. Pamonha
  5. Milho
  6. Cachorro-quente e Buraco
  7. Caldos
  8. Galinhada Caipira
  9. Churrasco

Não se esqueça também, que o quentão ou vinho quente é um marco das festas juninas, por isso é algo que você tem que ver como não pode faltar. Além disso, você pode também apostar no vinho gelado e no suco de uva para as pessoas que não gostam de quentão ou que não bebem álcool.

A decoração de festa junina é algo bem específico. Claro que estamos falando de um casamento e temos que tomar cuidado para não infantilizar de mais o momento. Porém, é uma decoração mais rústica, mas ao mesmo tempo alegre, nesse caso, você pode pensar em utilizar elementos de madeira por exemplo. Girassóis ajudando a compor a decoração, elementos coloridos que podem estar presentes nas toalhas das mesas, estofados das cadeiras ou até mesmo na decoração do salão.

Utilizar de carrinhos de comida em madeira também seria algo interessante que além de deixar a festa com outra cara seria uma opção de comida para os convidados também. Além disso, fazer o uso de garrafas e flores do campo também ajudam a trazer o ar mais “campestre” relacionado a festa junina. Um exemplo seria, colocar as flores nas garrafas, utilizar uma toalha colorida nas mesas, ou fazer o uso de mesas de madeira maiores e rústicas para relembrar a festa junina, mas não necessariamente é preciso colocar bandeirinhas em todos os lugares para dizer que é uma festa temática, o tema deve ser explicitado de forma elegante.

Claro que, nem os noivos nem os convidados precisam estar com roupas de festa junina, caso queiram brincar, fazer uma quadrilha, ou alo assim, podem oferecer alguns acessórios para os convidados se divertirem. A única coisa é que, para que fique harmonioso é importante perceber se o vestido que você usará não se encontra “destoado” do resto do sue casamento, por isso é sempre importante ter tudo em mente de forma clara para que tudo fique harmonioso, isso não quer dizer que você não pode usar o vestido dos sonhos porque escolheu fazer um casamento temático. Pelo contrário, tente adaptar as outras coisas do casamento para que consiga usar o vestido que quer.

Um casamento temático de festa junina exige que se pense em um lugar mais rústico, não que necessariamente precise ser um ambiente como um sítio ou uma chácara, existem locais na cidade que também possuem um ambiente não tão moderno e contemporâneo, mas o ambiente fará total diferença, uma vez que vai auxiliar na harmonia com a decoração. Além disso também é importante definir as músicas que vão tocar nessa festa, em uma festa junina não se falta forró e uma boa quadrilha, você pode trazer isso para o casamento e deixá-lo muito mais divertido.

Tudo o que citamos acima, são algumas dicas, porém sempre se lembre que esse é o seu momento, é um momento bem especial, então faça como você pensar que deve ser feito. Se você acha que seria legal que todos os convidados fossem caracterizados, ou com algum elemento de festa junina, por que não tentar incluir isso? Ou se vocês noivos quiserem se trocar no meio da festa e fazer um casamento caipira, tudo é bem-vindo.

Você deve lembrar que o que ficará desse dia são as memórias, então o mais importante e que vocês se sintam felizes, sintam o momento de vocês e sintam como se tudo estivesse saído do jeito que vocês realmente queriam. Então, usem e abusem da criatividade para que esse dia seja um dos mais especiais da sua vida.

Sair da versão mobile