Celebrante de casamento

celebrante de casamento

O celebrante de casamento é o profissional habilitado para casar noivos de religiões diferentes e para realizar o casamento civil fora do cartório sem burocracias.

Vamos te explicar com mais detalhes neste artigo o que faz um celebrante de casamento, como ele trabalha e o que ele pode oferecer aos noivos.

Se você acha o valor de investimento alto, também vamos te dar um passo-a-passo de como conseguir orientar um amigo para que ele seja o celebrante do seu casamento.

O que faz um celebrante de casamento?

Ele prepara um discurso especial para os noivos, não só contando a história dos mesmos, mas também falando sobre o amor, sobre a vida e ensinamentos que podem ser extraídos da sua união.

Os noivos podem controlar a duração da cerimônia de casamento, ao contratar um celebrante especializado, evitando cerimônias enfadonhas e sem fim.

Celebrante de casamento com efeito civil

O celebrante de casamento pode realizar o efeito civil na sua cerimônia de casamento, ou não. Mas isso se ele tiver a formação teológica necessária para ser um ministro religioso.

Somente ministros religiosos e juizes de paz são autorizados pela lei para celebrar um casamento com efeito civil, então pergunte ao seu celebrante qual a igreja ele pertence e como funciona essa parte do casamento civil com ele.

Procedimento para casamento civil com celebrante de casamento

Basicamente o seu celebrante de casamento vai te enviar um ofício da igreja dele, com o CNPJ da igreja, e o nome completo e CPF do celebrante contratado para que você leve até o cartório.

Assim eles saberão por qual igreja o seu casamento será realizado, dentro do termo do casamento religioso com efeito civil.

Mas acalme-se, não precisa ter um discurso religioso, ler 30 minutos da bíblia para que o celebrante possa realizar o efeito civil.

Cada religião é uma religião e depende de como a igreja do celebrante procede. A lei não pode questionar os procedimentos da igreja.

Casamento com religiões diferentes

O ecumonismo é um termo que está fazendo sucesso no mundo dos casamentos. Mas o problema é que o termo traz consigo a entendimento, a aceitação mútua de duas religiões e isso nem sempre é possível.

Dificilmente um padre católico vai aceitar uma celebração eucumênica com um pai de santo. Ou um pastor testemunha de jeová, tampouco vai aceitar uma celebração de casamento juntamente com um padre.

O celebrante de casamento vem para resolver isso, assim não é preciso chamar o pai de santo, nem o pastor e nem o padre, ele mesmo faz as falas devidas e contempla todas as religiões, mas isso não é eucumenismo, pois ele não pode falar por essas igrejas e religiões.

Sendo assim o celebrante de casamento não realiza cerimônias eucumênicas, mas sim cerimônias imparciais do ponto de vista religioso.

Como celebrar um casamento

Se vocês pensaram em chamar um amigo para celebrar o casamento de vocês, um tio para ler umas palavras bonitas lá no dia, isso é muito bacana e ajuda a economizar sim.

Contudo é importante orientar essa pessoa sobre os 8 momentos do casamento, sobre todo o rito tradicional para que ela possa consultar os noivos e perguntar sobre como eles gostariam que a cerimônia fosse conduzida.

Se o celebrante amador, convidado, não sabe nem o tradicional, como ele poderá adaptar a vocês, do jeito do casal, a cerimônia?

Por isso mesmo o celebrante de casamento Daniel Santos fez um artigo falando sobre como celebrar um casamento no site dele, sugerimos a leitura pois vale muito a pena.

Texto pronto para celebrante de casamento

O que você pode oferecer ao seu amigo convidado é um texto pronto para cerimônia de casamento, que hoje é vendida na internet por R$ 100,00.

Desse modo ele não precisa pensar a cerimônia do zero, tentando improvisar as entradas, os ritos, um discurso sobre as alianças, uma deixa (uma frase combinada com a banda) para que a banda comece a tocar a música.
Além do texto existem as formações para celebrante de casamento, caso seu convidado fale bem e tenha interesse em seguir na carreira como uma fonte de renda extra aconselhamos que ele faça o curso antes do seu casamento e assim já use o seu casamento para estrear na profissão em grande estilo.

Veja também

Faltou algo para o seu casamento?
Nós te ajudamos a encontrar

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Caso tenha interesse em contribuir com artigos ou republicar, entre em contato por e-mail.

Horário de funcionamento:
Segunda – Sexta 10am – 7pm

Endereço: Rua Gastão Madeira, 427. Ubatuba-SP

CEP 11.680-000