Como economizar na decoração do casamento – 5 dicas rápidas

economizar na decoração do casamento

Se você quer economizar na decoração do seu casamento ou nos preparativos de uma maneira geral, é bem importante começar a fazer isso cedo, de forma que você saiba exatamente por onde começar e quais são os principais objetivos deste dia tão especial. Por mais que esta data seja única e mereça vários mimos, há algumas coisinhas que podem ser otimizadas para que o valor final do momento seja um pouquinho mais barato.

Por exemplo, ao invés de fazer um bolo de cinco camadas, que tal fazer de duas? Ou, ainda, ao invés de contratar o melhor efeito especial de luzes, que tal contratar um globo convencional e que também deixa a diversão bem legal?

Estes pequenos ajustes fazem toda diferença no orçamento final, só que muitas vezes eles não são levados em consideração justamente pelo fato de serem simples, dando aquela sensação de que não vai fazer diferença economizar aqui ou ali. Mas no fim, dá diferença sim. E para te ajudar, separamos uma lista com 5 dicas bem legais que vão fazer toda diferença no seu casório. Acompanhe!

Como economizar na decoração do casamento – 5 dicas rápidas

Economizar no casamento não significa que você não possa realizar os seus sonhos. Pelo contrário. Uma economia aqui e outra ali, faz com que você tenha muito mais recursos para fazer outras tantas coisas legais neste dia tão especial. Só que como que você pode economizar, sendo que muitas vezes as empresas de organização de casamentos vendem pacotes fechados?

Bom, é justamente estes pequenos detalhes que podem reduzir até 50% do custo de uma festa. Pelo simples fato de você pesquisar um pouco mais ou comprar uma coisinha aqui e outra ali, você já terá muitos recursos extras para, talvez, comprar um espumante mais chique para a noite de núpcias ou ficar um ou dois dias a mais na viagem de lua de mel.

Veja as dicas abaixo.

Faça uma lista de convidados ampla e vá reduzindo

Para organizar a sua festa ou confraternização de casamento, você precisa começar pela lista de convidados. E aqui é justamente onde o valor da festa pode ficar extremamente caro ou extremamente barato. Escolher as pessoas que você vai convidar nem sempre é tarefa fácil. Afinal, há sempre aquele impasse de quem deve ou não ir a sua festa. Na dúvida, a grande maioria das pessoas acaba convidando muita gente que não necessariamente precisaria ser convidada. É como se fosse um desencargo de consciência.

Então, a nossa primeira dica, é: construa uma lista grande, mas tenha o objetivo de reduzi-la bastante. Simule um funil, de forma que só as pessoas mais importantes e próximas de você sejam convidadas. Lembre-se que a festa de casamento é para celebrar o amor e a união entre o casal, onde o mais importante é justamente isso – e não uma plateia imensa como em um estádio de futebol.

Compre itens de decoração em lojas de atacado ou de decoração

A nossa segunda dica é, talvez, uma das mais importantes para que você possa gerar uma economia significativa no seu casamento. Ao invés de comprar itens de decoração e peças para a festa e cerimônia em lojas especializadas em casamento, você pode comprar em lojas de nicho, que vendam estas peças no atacado ou mesmo a um preço mais acessível. Afinal, só pelo fato de ser para casamento, o preço pode multiplicar facilmente.

Por exemplo, ao comprar um carpete em uma loja de casamentos, que tal comprar em uma loja de carpetes? O produto vai ser o mesmo e você conseguirá ele por um preço muito mais barato. Interessante este ponto de vista, não é mesmo?

A lembrancinha não precisa ser elaborada ou luxuosa

Deixar uma lembrancinha com os convidados é, sim, algo bem legal e que deve ser feito. Afinal, o casamento é um momento único e que pode ser lembrado por todos ali presentes. Só que esta lembrança vai ocorrer de forma muito mais fácil, caso haja algum item físico para relembrar esta recordação. E é aí que entram as lembrancinhas de casamento.

Para escolher a lembrancinha certa, pense sempre na utilidade dela. Uma flor natural, por exemplo, pode ser plantada. Logo, ela será uma lembrança para a vida toda. E, vamos combinar? Uma florzinha, tipo uma margarida, é muito baratinha e já é mais do que suficiente para esta função. Assim você não precisa comprar dois, três ou quatro tipos de objetos diferentes (ou ainda mandar fazê-los personalizados). Bora economizar?

Faça orçamentos em gráficas online para o seu convite

O casamento é uma atividade que, para sair do papel, exige alguns serviços especializados. Imprimir o convite, por exemplo, é algo que muitas vezes nem é pensado, mas é necessário. Enquanto locais ultraluxuosos podem vender um convite a um valor caríssimo, as gráficas online podem oferecer o mesmo material por um preço muito reduzido. Então, não deixe de fazer orçamentos em gráficas comuns e online. Esta é mais uma forma de comprar algo importante para o momento, a um preço bem mais reduzido.

Hoje em dia, há gráficas online que já oferece o serviço de impressos para casamento. Então, quem sabe, você consegue fechar um pacote bem legal para envolver a impressão de lembrancinhas (se for o caso), o convite em si e várias outras coisinhas que vão se fazendo necessárias. Dá um pouco de trabalho? Dá. Mas, no fim, vale a pena, pois você salva algum dinheiro.

Faça o planejamento com antecedência para dar tempo de comprar tudo

E por fim, para que todas estas dicas deem certo para você, é muito importante que você considere o planejamento de médio e longo prazo para a cerimônia. Se você quer organizar um casamento barato da noite para o dia, você não vai conseguir. Pelo menos, não com tudo o que você gostaria de ter. Afinal, quando você não tem tempo disponível, você não tem poder de negociação. As lojas vão oferecer preços altíssimos, pois elas sabem que você vai aceitar, pois é urgente.

Então, coloque uma data lá na frente para que a sua festa aconteça. Cerca de 1 ano de antecedência será o suficiente. Hoje pode parecer distante, mas acredite: o tempo passa e o dia vai chegar, com você organizando cedo ou não.

Bora economizar?

Veja também

Faltou algo para o seu casamento?
Nós te ajudamos a encontrar

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Caso tenha interesse em contribuir com artigos ou republicar, entre em contato por e-mail.

Horário de funcionamento:
Segunda – Sexta 10am – 7pm

Endereço: Rua Gastão Madeira, 427. Ubatuba-SP

CEP 11.680-000