Como juntar dinheiro para o casamento – 5 dicas práticas

juntar dinheiro para casamento

Como juntar dinheiro para o casamento? Essa é a dúvida de muitos noivos quando o objetivo é pagar o casório, e aqui você terá acesso às 5 dicas práticas para ganhar uma grana.

O casamento é o sonho de muitas pessoas, mas quando falamos de preço, os valores para uma festa dos sonhos podem ser bem altos.

Por esse motivo, muitos casais optam por se organizar financeiramente até a espera do grande dia, aproveitando os recursos e possibilidades para garantir uma graninha.

Então, enquanto a festa ainda está nos planos, que tal aprender dicas práticas para como juntar dinheiro para o casamento? Vamos lá!

Como juntar dinheiro para o casamento – Veja as 5 dicas práticas

O casamento é um dos dias mais importantes na vida do casal, mas nem sempre o orçamento cabe nos desejos para planejar o grande dia.

Entre os desejos do casal, está uma festa decorada e bonita, registros através de fotos, viagem de lua de mel e entre outros planos.

Por conta de diversos detalhes, o valor do orçamento de casamento fica lá em cima, mas nada que uma organização financeira do casal não resolva.

Desse modo, para ajudar os casais apaixonados a juntar dinheiro para o casamento, criamos uma lista de 5 dicas práticas para começarem a vida a dois longe das dívidas e com tudo que sonharam para o grande dia.

1- Comece um planejamento financeiro para casar

O primeiro passo é o casal entrar em um acordo do que é prioridade, quais os desejos para a festa e cerimônia, colocando todos os gastos no papel.

Faça primeiro uma lista de tudo o que você deseja para seu grande dia, desde que os custos abranjam a quantidade de convidados.

A quantidade de convidados é um ponto fundamental dos gastos, dessa maneira o casal terá uma ideia de quanto precisa investir para casar.

Pois até mesmo uma festa pequena exige planejamento financeiro, sendo necessário escolher o estilo, serviços contratados e detalhes importantes.

A ideia é que se o casal já possui uma data, terá que se organizar neste meio tempo, e isso pode comprometer o orçamento financeiro de vocês, caso não haja um plano.

Portanto, se o casal marcou a data para daqui a 24 meses e precisa de 60 mil para casar, saiba que pelo menos R$2.500,00 ao mês precisam ser reservados para o casamento.

2- Coloque suas contas em dia

Uma outra dica prática para o casal, é começar a reorganizar as dívidas individuais, não adianta querer juntar dinheiro e dever mais do que recebe.

Aliás, se um de vocês estiverem no SPC ou Serasa, é importante tentar negociar a dívida, para que vocês comecem com o pé direito a vida a dois.

É importante trabalhar com a sua realidade, nem sempre pegar um empréstimo pode ser vantajoso para quitar uma dívida, às vezes, pagar parcelado pode render melhor a sua grana.

Se vocês ainda não possuem uma data de casamento, verifique quanto tempo precisa para juntar o dinheiro para casar e comece a guardar um valor a partir de agora.

3- Corte os gastos supérfluos para economizar

Depois de colocar suas contas em dia, comece logo a cortar os gastos supérfluos para economizar para o casamento.

A ideia é gastar o mínimo possível com saídas nos finais de semana, lanches e compras em liquidação que não agregam para o casal.

Nem sempre é fácil deixar de sair para jantar ou passear, mas os sacrifícios são necessários para alcançar os objetivos como casal.

Isso não quer dizer que vocês não poderão mais sair com os amigos, a sugestão é que os gastos desnecessários sejam cortados do dia a dia do casal.

Ao invés de sair para comer hambúrguer, que tal fazer o lanche em casa? Compre os ingredientes e chame os amigos para rachar a compra e ajudar no preparo.

Evite também usar o cartão de crédito. Esse pensamento de ter um cartão empodera na hora da compra, o que faz, muitas vezes, a gente comprar por impulso.

Se o casal não quer abrir mão de comprar suas próprias coisas, organize para isso, levando sempre em consideração a prática número 1 da lista.

4- Encontre uma renda extra

A terceira dica é encontrar uma renda extra, que pode ser trabalhando em casa, produzindo alguma coisa ou revendendo produtos de catálogo.

Muitos casais apostam em atividades extras para juntar dinheiro, e isso inclui usar a criatividade e encontrar formas de lucrar.

Um exemplo é trabalhar em casa com produção de embalagens, que não possui vínculo empregatício, mas rende bons ganhos.

Vocês podem montar embalagens como caixas de presentes, sacolas, trabalhar por milheiros colando selos em cartas e demais serviços em casa.

Muitas empresas buscam pessoas para trabalhar de forma informal e em casa, onde os ganhos abrangem a quantidade de itens produzidos.

Portanto, quanto mais vocês produzirem, melhor. Pois poderão ganhar mais dinheiro que será convertido em recursos para o casamento.

5- Faça o dinheiro trabalhar para o casal

Você já deve ter ouvido a frase “Faça o dinheiro trabalhar para você”, não é mesmo? E isso é um assunto bem prático também para quem quer casar.

A sugestão aqui não é que você vire um expert das finanças, mas que procure modos mais rentáveis de o dinheiro trabalhar para o casal.

Muitos casais, quando pensam em juntar dinheiro para o casório, a primeira ideia é abrir uma poupança e acabam excluindo as outras alternativas de investimento.

Porém, existem opções mais rentáveis que podem gerar bons lucros para o casal, como os fundos de investimentos, tesouro direto e CDC.

As opções de investimento podem render valores de resgate a médio e longo prazo, conseguindo acumular mais recursos para as despesas do grande dia.

Muitos casais conseguem parcelar os custos fixos com o casório, mas algumas opções como aluguel do espaço pedem um valor de entrada e o restante perto da data do casamento.

O resultado é um valor alto para acertar perto da data, o que torna o investimento mais rentável uma ótima sugestão para o dinheiro trabalhar.

É melhor sobrar um dinheirinho no dia da festa, do que começar a vida de casado cheio de dívidas, sem poder aproveitar o melhor momento de vocês.

Agora que vocês aprenderam como juntar dinheiro para o casamento, coloque todas as dicas em práticas com disciplina e consciência nesta nova fase à dois.

Veja também

Faltou algo para o seu casamento?
Nós te ajudamos a encontrar

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Caso tenha interesse em contribuir com artigos ou republicar, entre em contato por e-mail.

Horário de funcionamento:
Segunda – Sexta 10am – 7pm

Endereço: Rua Gastão Madeira, 427. Ubatuba-SP

CEP 11.680-000