Dicas Sogra

Como lidar com a interferência da sogra na festa do seu casamento?

Como lidar com a interferência da sogra na festa do seu casamento

As noivinhas sonham com o dia em que pisarão no altar para oficializar a união com seu amado. E são tantos os preparativos antes desse momento que muitas vezes nem é possível saber por onde começar. Está acontecendo isso com você? O matrimônio, porém, também se trata de um evento familiar onde os pais dos noivos apresentam o novo casal para a sociedade, amigos e familiares. Mas isso não significa que ele deva ser organizado como deseja a sua sogra. Ele deve, sim, refletir a personalidade de quem está casando! Para contornar eventuais problemas, veja aqui 5 dicas sobre como lidar com a interferência da sogra durante o preparo do grande dia.

1 – Tenha paciência

Lembre-se: assim como é uma data importantíssima para você, é também para ela, que está casando um filho. Por isso, não a exclua dos preparativos. Convide-a para a prova dos doces e salgados, peça conselhos ao escolher os pratos e ao decidir sobre o estilo do jantar de casamento. Será algo mais informal, como finger food? Ou à la carte, com menos opções de pratos, mas todos sentados? Certamente, a sogra, que tem mais experiência em eventos como este do que você, poderá ajudar com algumas ideias. Escute-a e, pacientemente, considere as dicas que gostar e seja sempre paciente e delicada. Mais do que tudo, ela precisa sentir que também faz parte do evento.

2 – Negocie a lista de casamento

A questão a ser considerada aqui é quem está pagando a conta. São vocês, os noivos? É a sua família? Ou a família dele? Como já falamos, muitas vezes, os sogros exigem a presença de alguns amigos e familiares ao oficializar a união do filho. Se eles seguem a risca a etiqueta e estão pagando o evento, vocês terão que sentar e conversar. O que não significa, de forma alguma, entregar a lista de convidados nas mãos dos pais do noivo. Para entrar num consenso, negocie. Crie junto com o amado a sua lista de convidados, peça a sua mãe a lista dela e sente-se com a sogra para, juntos, entrarem num acordo sobre quem convidar ou não, levando em consideração afinidades e a capacidade do local onde ocorrerá a festa e a cerimônia.

3 – O vestido

guia-casar-bemUm dos momentos mais esperados pelas noivas é a escolha do vestido e, por conta disso, ele deve refletir o seu estilo. Mas e se você gosta de decotes ousados, mas a família do noivo é extremamente tradicional? E agora? Como lidar com a sogra? Que tal convidá-la para a prova do vestido e chamar também aquela amiga estilosa e descolada, que vai mostrar que cortes ousados não são sinais de noiva espalhafatosa, mas sim tendências atuais? Você pode até juntar uma lista de artistas e personalidades que investiram em vestidos ousados no grande dia, para ajudar a convencê-la!

4 – A música

DJ para a festa já foi contratado, mas surgiu um grande impasse: você quer ouvir Justin Timberlake e a sogra Frank Sinatra na hora da festa. E agora? Que tal pedir, delicadamente, uma lista com as dez músicas preferidas dela, e garantir que farão parte do setlist do evento? Dez é um número pequeno, não vai prejudicar o casório e, ao mesmo tempo, vai garantir que ela sorria, dance e aproveite cada momento!

5 – As crenças religiosas

Neste quesito é muito importante o diálogo. Se a sogra é católica e vocês budistas, ela terá que entender e respeitar suas crenças religiosas, sem querer impor as dela. E se os pais da noiva são evangélicos, a sogra católica e vocês budistas? Como lidar com a sogra? Se for extremamente importante para ela selar a união dentro da religião, prometam participar de uma missa ou um culto ecumênico junto a família antes da cerimônia oficial de casamento. Conversem com o pastor e/ou o padre, expliquem a situação e vejam se existe alguma forma de ter a união abençoada dentro da religião dos pais. Se não for possível, a sogra e os demais familiares certamente ficarão gratos ao perceber que vocês, pelo menos, tentaram.

Tem mais alguma dica sobre como lidar com a sogra durante os preparativos do casório? Já passou por alguma dessas situações? Compartilhe a sua experiência com a gente!

Quer receber as últimas novidades?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber as atualizações

Você assinou nossa newsletter!

2 Comentários

Deixar um Comentário