Guia Casar Bem

Festa de Casamento na Praia – Dicas Valiosas

festa de casamento na praia

Uma festa de casamento na praia pode ser o evento mais lindo e divertido já presenciado, tanto pelos noivos quanto pelos convidados.

O cenário já garante uma paisagem incomparável com qualquer tipo de salão ou espaço fechado e só por isso uma festa de casamento na praia já tem muito para marcar na memória de todos.

Outro ponto que joga a favor é o fato dos convidados ficarem à vontade, com calçados e roupas confortáveis, o que faz, principalmente, com que as mulheres se divirtam muito mais, sem a obrigação de usar um salto alto, que poderá causar dor e cansaço poucas horas após o início da festa.

O ambiente descontraído e leve que uma festa de casamento na praia proporciona tem feito com que cada vez mais casais façam essa escolha para celebrar o seu grande dia, e para que tudo seja perfeito é importante prestar bastante atenção aos detalhes relacionados à segurança, infraestrutura e suporte para os convidados.

Abaixo, dicas importantes sobre como organizar festa na praia.

Como Organizar Festa de Casamento na Praia

A primeira dica para organizar uma festa de casamento, independentemente de onde for é: se possível, conte com uma empresa ou um profissional especializado.

Por mais que, a princípio, esse investimento possa parecer um gasto adicional, na prática, o efeito no orçamento é exatamente o contrário.

Por que contratar uma empresa ou profissional para organizar a festa de casamento?

Um dos principais motivos é que as empresas e os profissionais da área já possuem experiências que você nem pode imaginar.

Com certeza, já viveram momentos terríveis em casamentos, problemas técnicos, de segurança, de abastecimento e muitos outros.

Essa experiência faz com que eles saibam como resolver, sem incomodar os noivos, problemas que poderiam fazer com que uma festa se tornasse um trauma na vida do casal.

Esse motivo, sozinho, já faria valer o investimento, mas não para por aí.

Os profissionais de casamento, geralmente, têm acesso a pacotes especiais com fornecedores de todo tipo de produto e serviço, desde buffet e decoração à segurança, DJs e garçons.

Negociar sozinho, sem conhecer o histórico de cada um dos fornecedores pode demandar um tempo precioso e quase sempre, o custo será o mesmo ou até maior, do que se um profissional fizer isso pelos noivos.

Em resumo: se houver um profissional ou empresa de organização de casamentos disponível e com boas referências para organizar sua festa de casamento na praia, a contratação é uma opção melhor do que tentar realizar tudo sozinho.

A próxima dica é relacionada à escolha do lugar da festa.

Praia da Sununga, Ubatuba – SP

Qual a Melhor Praia para Festa de Casamento?

Escolher a praia para a realização da festa de casamento nem sempre é tão simples como os noivos gostariam.

O lugar precisa ser acessível aos convidados, mas não tão acessível ao ponto de ser uma praia lotada.

Também é necessário que seja uma praia com alguma infraestrutura, seja um hotel, restaurante ou casa, que possa oferecer suporte para noivos e convidados.

Além disso, é preciso informar a prefeitura sobre a realização da festa e verificar se há alguma orientação ou exigência em relação ao uso do espaço público.

Hotel, Casa ou Restaurante para Festa de Casamento na Praia

Uma festa de casamento na praia é uma ótima escolha por vários motivos, mas não pode ser feita sem um suporte que garanta o conforto dos convidados.

É importante lembrar que, mesmo com a conferência da previsão do tempo, mudanças repentinas de temperatura e clima podem acontecer e, nesse caso, só um espaço coberto e seguro pode garantir a continuidade da festa.

Para isso, será preciso utilizar o espaço de uma casa, restaurante ou hotel para que os convidados fiquem à vontade.

O buffet, por exemplo, precisa ser servido em um lugar onde seja possível sentar confortavelmente, com acesso fácil para a higienização das mãos e apoios para copos.

Buffet em Festa de Casamento na Praia

Uma festa de casamento na praia segue a premissa de ser leve e descontraída e os alimentos servidos devem seguir essa mesma linha.

Frutos do Mar são ótimas opções de pratos, mas é preciso ter em mente que existem pessoas que são alérgicas a esse tipo de alimentação, além de haver pessoas que, simplesmente, não gostam de alimentos marinhos, então é importante ter outras opções disponíveis.

Finger Foods e petiscos que possam ser servidos durante a festa também são boas pedidas e quem quiser caprichar na decoração pode apostar em formatos inspirados na praia, inclusive para os doces.

Essa escolha pode ser feita pelos noivos, sozinhos, ou em acordo com um profissional organizador de casamentos.

Organização dos Banheiros

Além dos cuidados relacionados ao clima e à alimentação, é de suma importância garantir que haja infraestrutura com acesso fácil a banheiros.

Para garantir que será possível que todos os convidados tenham acesso a banheiros limpos, confortáveis e seguros, é importante que a festa seja feita em convênio ou parceria com um restaurante ou hotel ou em uma casa na praia e que em todos os casos, as locações fiquem bem próximas à “pista de dança”.

Além disso, é essencial que tudo esteja devidamente combinado, organizado e sinalizado, para que os convidados saibam onde são os banheiros e como acessá-los.

Transporte para os Convidados

Uma festa de casamento na praia é um evento realmente digno de algum esforço para comparecimento, porém, se a praia escolhida for muito distante da cidade ou tiver acesso muito difícil, alguns convidados podem não ter como chegar.

Caso a praia seja distante da área urbana ou não tenha acesso fácil para veículos, o ideal é que os noivos providenciem o acesso, organizando um transporte coletivo, um ponto de encontro ou a estadia antecipada, para que não haja imprevistos e situações desconfortáveis para os convidados.

Gerador de Energia – Infraestrutura Básica para Casamento na Praia

A maioria dos casamentos na praia acontece de dia, mas as festas não tem hora para acabar.

Para garantir som e iluminação de qualidade, por um período considerável, é importante contar com um, ou mais, gerador de energia.

Iluminação com lamparinas e tochas também pode ser utilizada, de forma decorativa e complementar.

Convite para Festa de Casamento na Praia

A organização de uma festa na praia não pode deixar de levar em conta que o mais importante em qualquer evento é a presença e o bem estar dos convidados.

Não são poucas as pessoas que nunca foram a uma festa na praia e não tem ideia do que vestir, o que levar e como se portar.

O convite pode, e deve, ajudar os convidados a entenderem o estilo da festa.

“Haverá DJ”, “Buffet com Frutos do Mar”, “Casamento Pé na Areia” e outros dizeres podem dar uma dica, mas também é perfeitamente possível anexar uma cartinha ao convite, explicando sobre o local de estacionamento, se há hospedagem para os convidados e outras informações importantes.

Equipe de Limpeza Pós Festa

Tão importante quanto ter uma festa de casamento na praia inesquecível, é garantir que a mesma praia será palco de outras uniões felizes e especiais.

Para isso, é importante se certificar de que quando a festa terminar haverá uma equipe responsável pela coleta de lixo, limpeza e organização do espaço.

Esse pacote de serviços pode ser contratado pelo organizador profissional do casamento ou pelos noivos, e comprovantes da realização do serviço devem ser solicitados para garantir que o casal não terá surpresas desagradáveis com notificações da prefeitura ou multas ambientais.

Considerações Finais

A organização de um casamento na praia não é tão complicada, mas deve ser feita com paciência e tempo para conferir cada detalhe.

É importante olhar para a festa com olhar de organizador e também, como convidado.

Verificar a facilidade da chegada ao local, se não será cansativo para os convidados terem que ir embora de uma distância longínqua após a festa, se terão acesso a banheiros, se o lugar é seguro, se há assistência médica próxima no caso de alguma emergência, se os alimentos que serão servidos atendem a vegetarianos, veganos, pessoas idosas e crianças (se for o caso), se todos os profissionais que trabalharão na festa estão bem orientados sobre os horários em que precisarão estar disponíveis e quais serviços deverão executar, entre outros detalhes.

Pensando com carinho e com tempo de antecedência para resolver qualquer problema que surja durante o processo da organização, uma festa de casamento na praia pode ser a melhor experiência da vida dos noivos e dos seus convidados.

Uma lembrança irretocável e inesquecível.

Leia também o artigo com 6 dicas para casamento na praia; AQUI!

Sair da versão mobile