Ícone do site Guia Casar Bem

Café da manhã simples

café da manhã no bowl

O café da manhã é uma das refeições favoritas das pessoas em todo o mundo. Muito mais do que uma oportunidade de recarregar as energias para começar um dia incrível, ele traz consigo uma grande variedade de opções de alimentos e iguarias, que podem ser combinados para formar uma deliciosa experiência.

Além disso, um café da manhã simples é uma forma descomplicada e carinhosa de fazer um agrado às pessoas que você mais ama. Combinando alguns elementos básicos do dia a dia, o momento pode ser uma gostosa oportunidade de demonstrar afeto e criar novas experiências juntos, inclusive suscitando um clima de romance e intimidade dependendo dos itens você seleciona para servir e para apresentar a refeição.

Tudo isso sem muito trabalho e sem precisar gastar muito. Ou seja, um café da manhã bem elaborado é uma poderosa ferramenta na criação de relacionamentos mais próximos, que está acessível a todos.

Por isso, no artigo de hoje iremos te apresentar algumas dicas para transformar um café da manhã simples em um momento totalmente inesquecível. Continue com a gente nesta leitura para descobrir!

Escolha os alimentos que serão as estrelas principais do seu café da manhã

A seleção dos alimentos é o primeiro passo para a montagem de um café da manhã simples, mas inesquecível. Por isso, antes de tudo você deve pensar na pessoa ou nas pessoas que você irá servir.

Do que elas gostam? Tem algum alimento típico, regional ou diferenciado que seu convidado gosta de comer, mas não costuma de ter a oportunidade? Pense com carinho.

Responder a estas perguntas é a melhor forma de criar as bases para uma experiência única e bem sucedida. Afinal de contas, se você quer presentear alguém com um belo e delicioso café da manhã, nada melhor do que servir as comidinhas favoritas da pessoa presenteada. E é nos pequenos detalhes, como a oferta de pratos que a pessoa nem lembra que te disse serem seus favoritos, que você vai criar um momento especial e emocionante.

Por exemplo, se a sua ideia é criar um café da manhã romântico, ovos em forma de coração não vão agregar se o seu parceiro não aprecia este alimento. Por isso, foque mais no conteúdo do que na forma da apresentação.

Ou seja, a refeição não precisa incluir itens caros ou sofisticados. Sua meta é montar um cardápio que agrade o paladar das pessoas servidas, ainda que seja com receitas e pratos comuns.

Café da manhã simples: sugestão!

Ideias do que servir em um café da manhã simples

Agora que você já sabe como escolher itens para serem as estrelas principais da refeição, está na hora de pensar em outros elementos para compor a mesa.

Para um café da manhã simples, mas diversificado e farto, você deve procurar ter:

• Pelo menos duas opções de bebida. Por exemplo: café e suco, ou achocolatado e iogurte.

• De três a quatro pratos salgados, sendo que um deles deve oferecer opções flexíveis de recheios e complementos. Por exemplo, você pode servir uma tapioca e oferecer queijo, presunto e manteiga, ou pão francês e em separado salame, queijo, tomate. Os outros alimentos salgados podem ser pães de queijo, croissants, torradas, ovos, etc.

• Inclua alguns doces diversificados. Pequenas e leves sobremesas ajudam a aumentar a variedade e criar uma experiência completa. Frutas, bolachas, roscas e quadradinhos de chocolate são excelentes opções.

• Ofereça pelo menos uma opção de bolo. Bolos são uma comida que traz conforto e boas memórias para quase todo mundo. Assim, ter ao menos uma opção de sabor em algumas fatias já é suficiente.

Conheça o pacote de casamento ao amanhecer:

Casamento nascer do sol com opcional de café da manhã!

Dicas para tornar seu café da manhã simples ainda mais encantador

Você já definiu o cardápio para o café da manhã. Agora, há algumas dicas simples de montagem que podem ajudar a tornar a refeição simplesmente encantadora.

Para os recheios

Uma forma bonita e agradável de oferecer opções de recheio que agregam flexibilidade ao café da manhã servido é montar uma pequena tábua de charcutaria. Você pode usar uma bandeja, prato ou tábua de cortar carne produzia em madeira para concentrar diversas opções de complementos.

Queijos diversos, presunto, salames e outros frios e embutidos podem compor sua charcutaria. Distribua de maneira elegante, sobrepondo as fatias e até mesmo criando desenhos.

Se for servir manteigas e patês, pode colocá-los em pequenos potes e utilizar para compor sua tábua de charcutaria. Frutas também podem ser incluídas nesta apresentação, contanto que estejam na forma de finger food: pedaços prontos para pegar com as mãos e levar até a boca. Assim, morangos e uvas são opções que não exigem preparo, enquanto bananas, mamão e outras frutas maiores devem ser fatiadas para compor uma charmosa e prática tábua de charcutaria.

Complementos

Adicionar pequenos complementos é uma forma simples de aumentar a diversidade no seu café da manhã. Para fazer isso, algumas boas opções são:

• Biscoitinhos salgados ou doces;

• Amêndoas, castanhas e outras oleaginosas;

• Torradinhas e bolachas diversas.

Seu café da manhã simples merece uma linda apresentação

Lembre-se: nós comemos com os olhos também! Por isso, o que realmente vai fazer do seu café da manhã simples um evento absolutamente especial é a apresentação. Desta forma, não seja modesto na hora de montar a mesa ou bandeja para servir. Ter atenção a este detalhe vai colocar ainda mais carinho na refeição que você está oferecendo.

Selecione os melhores utensílios da sua cozinha. Mesmo que você não tenha louças finas, simplesmente pensar em aspectos como o tamanho de cada refratário, opções de talheres adequados para servir cada prato, e copos apropriados para cada bebida já faz toda a diferença.

Outra forma simples de fazer qualquer aparelho de cozinha, do mais básico ao mais sofisticado, brilhar é utilizar peças que formem um conjunto visualmente harmônico. Por exemplo: se vai usar pratos estampados com flores, evite combiná-los com aquela caneca de Papai Noel que você comprou no último Natal. Se você tiver peças monocromáticas e simples, será mais fácil criar uma combinação agradável.

Se você vai servir um suco, procure oferecê-lo em uma jarra. Assim ele ganha destaque e você agrega altura à composição visual da mesa. Para servir frios, frutas e bolos, deixe os alimentos previamente fatiados e capriche na montagem.

E não se esqueça das cores! Uma mesa colorida enche os olhos, abre o apetite e parece mais farta, mesmo que seja composta de poucos itens.

Transforme seu café da manhã simples em uma refeição sofisticada acrescentando elementos decorativos

Uma outra maneira de elevar a apresentação do seu café da manhã é incluindo na mesa ou bandeja alguns itens ornamentais.

Flores ou pétalas espalhadas são uma excelente maneira de trazer vida e criar uma atmosfera mais romântica ou alegre para o momento. Se você vai servir um café da manhã para várias pessoas, flores amarelas e brancas trazem uma beleza bastante delicada. Se o seu café da manhã vai ser romântico, aposte em rosas ou use suas pétalas. Se o seu amado ou amada tiver uma flor favorita, pode incluí-la também.

Toalhas de mesa e jogos americanos também podem compor o visual para o seu café da manhã simples se tornar mais atraente. Busque coordenar suas cores e estampas com a louça utilizada para criar uma experiência visual harmônica e esteticamente agradável.

Estimule todos os sentidos!

Por fim, lembre-se que nossas experiências com os alimentos são absolutamente sensoriais. Por isso, não se esqueça de estimular outros sentidos também!

Um café bem fresquinho por exemplo, tem um cheiro delicioso que traz conforto e alegria, especialmente para quem ama a bebida. Frutas ricas em perfumes também ajudam a criar uma mesa mais agradável e estimular o paladar dos seus convidados.

As texturas também são importantes. Cerifique-se de escolher alimentos de boa qualidade, que estejam no ponto certo. Por exemplo, aquele biscoito de polvilho que derrete na boca ou um pão de queijo bem recheado.

Seguindo estas dicas, você conseguirá transformar um café da manhã simples em uma experiência única e cheia de afeto. Agora, mãos à obra! Comece a pensar no seu cardápio, tire aquela louça que você herdou da sua avó do fundo do armário e capriche!

Veja nosso artigo: casamentos no litoral norte de SP

Sair da versão mobile