Celebrante de casamento

cerimônia de casamento realizada por celebrante

O celebrante de casamento é o profissional habilitado para casar noivos de religiões diferentes e para realizar o casamento religioso com efeito civil fora do cartório.

Vamos te explicar com mais detalhes neste artigo o que faz um celebrante de casamento, como ele trabalha e o que ele pode oferecer aos noivos.

O que faz um celebrante de casamento?

Ele prepara um discurso especial para os noivos, não só contando a história dos mesmos, mas também falando sobre o amor, sobre a vida e ensinamentos que podem ser extraídos da sua união.

Os noivos podem controlar a duração da cerimônia de casamento, ao contratar um celebrante especializado, evitando cerimônias enfadonhas e sem fim.

Casamento com religiões diferentes

O ecumonismo é um termo que está fazendo sucesso no mundo dos casamentos. Mas o problema é que o termo traz consigo a entendimento, a aceitação mútua de duas religiões e isso nem sempre é possível.

Dificilmente um padre católico vai aceitar uma celebração eucumênica com um pai de santo. Ou um pastor testemunha de jeová, tampouco vai aceitar uma celebração de casamento juntamente com um padre.

O celebrante de casamento vem para resolver isso, assim não é preciso chamar o pai de santo, nem o pastor e nem o padre, ele mesmo faz as falas devidas e contempla todas as religiões, mas isso não é eucumenismo, pois ele não pode falar por essas igrejas e religiões.

Sendo assim o celebrante de casamento não realiza cerimônias eucumênicas, mas sim cerimônias imparciais do ponto de vista religioso.

Antes de contratar o seu celebrante de casamento, leia este artigo na íntegra. Pois é muito comum os noivos pensarem que o celebrante oferece um tipo de serviço que a lei brasileira não permite.

O celebrante de casamento, infelizmente, ainda não tem sua profissão reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e isso traz várias consequências.

Uma dessas consequências é não poder celebrar casamentos com efeito civil. Leia todo o artigo para você entender como funciona o casamento civil com celebrante.

Vale ressaltar que existe um movimento nacional dos celebrantes de casamento pelo reconhecimento da sua profissão, e muitos deles defendem uma legislação específica para que eles possam se tornar Oficiantes de Casamento.

Como oficiantes de casamento, aí sim, os casamentos poderiam ser realizados com efeito civil, diretamente pelo oficiante, sem depender do processo burocrático, e custoso, dos cartórios.

mestre de cerimônias para casamento
Celebrante faz a pergunta solene e coordena a troca de alianças

Celebrante de Casamento com Efeito Civil, Como Funciona

Se os celebrantes de casamento não são oficiantes de casamento, e não podem realizar casamentos com efeito civil, como funciona?

Muitos celebrantes de casamentos também são ministros religiosos, pertencem a uma igreja, com CNPJ estabelecido e válido, e por isso podem celebrar o casamento religioso com efeito civil.

Isso porque a lei 6.015 de 31 de dezembro de 1973 permite no seu artigo VII, capítulo 71, o seguinte:

Art. 71. Os nubentes habilitados para o casamento poderão pedir ao oficial que lhe forneça a respectiva certidão, para se casarem perante autoridade ou ministro religioso, nela mencionando o prazo legal de validade da habilitação. 

Traduzindo para o português cotidiano, significa que os noivos podem ir ao cartório de registro civil mais próximo da casa deles, para darem entrada no casamento religioso com efeito civil.

O cartório vai emitir uma habilitação para o casamento religioso com efeito civil e é esta habilitação, emitida pelo cartório de registro civil, que autoriza o ministro religioso a celebrar um casamento com validade legal.

Depois do casamento é necessário que os noivos levem o termo de casamento, produzido pela igreja do ministro religioso, assinado na cerimônia de casamento e com a firma do ministro religioso reconhecida, de volta para o cartório.

O prazo para que o termo de casamento da igreja volte ao cartório é de 90 dias depois da emissão da habilitação do casamento, emitida pelo cartório.

Se você tem alguma dúvida sobre o casamento civil, procure o cartório de registro civil mais próximo da sua residência. Normalmente eles tiram dúvidas por telefone e por e-mail também.

Os noivos sempre podem optar também pelo juiz de paz casamento, que realiza o casamento civil dentro do cartório, e depois só realizam a cerimônia social com os amigos e familiares.

Procedimento para casamento civil com celebrante de casamento

Basicamente o seu celebrante de casamento vai te enviar um ofício da igreja dele, com o CNPJ da igreja, e o nome completo e CPF do celebrante contratado para que você leve até o cartório.

Assim eles saberão por qual igreja o seu casamento será realizado, dentro do termo do casamento religioso com efeito civil.

Mas acalme-se, não precisa ter um discurso religioso, ler 30 minutos da bíblia para que o celebrante possa realizar o efeito civil.

Cada religião é uma religião e depende de como a igreja do celebrante procede. A lei não pode questionar os procedimentos da igreja.

celebrante de casamento iluminado pelo sol
Cerimônia de casamento realizada na praia, com efeito civil

Quem pode ser celebrante de casamento?

Qualquer pessoa pode ser celebrante de casamento. Isso porque, infelizmente, a profissão ainda não é regulamentada, portanto não existe um curso técnico ou superior reconhecido pelo MEC.

Existem muitos cursos livres para celebrantes de casamento, que você pode ver quais são clicando no link deste parágrafo.

Se você recebeu um convite e está pensando em celebrar um casamento de amigos, e não está se sentindo confortável para ter essa função, você pode dar de presente para eles os serviços de um celebrante profissional, que seja ministro religioso com efeito civil.

Ou então você pode encarar o desafio e ter essa linda profissão como uma fonte de renda extra, aos finais de semana, pra você.

Muitos celebrantes profissionais começaram celebrando o casamento de algum amigo, ou familiar.

Se você almeja se aventurar pelo mundo dos celebrantes de casamento, veja como celebrar um casamento aqui e escrever o seu texto para cerimônia de casamento.

Cerimônias de casamento

Execução de belas cerimônias de casamento, é isso o que o celebrante faz pelos noivos.

Uma cerimônia é um conjunto de ritos, e ritos são procedimentos realizados de maneira organizada, que são capazes de produzir a mágica do casamento.

Nas cerimônias de casamento brasileiras, é muito comum que os primeiros ritos sejam as entradas, o chamado cortejo.

No cortejo tradicional nós temos a entrada do noivo com sua mãe, depois dele vem os padrinhos, depois o cortejo da noiva, que são as plaquinhas engraçadas e por último a florista.

A florista é a última a entrar na cerimônia de casamento, antes da noiva que entra acompanhada do seu pai, ou de alguém da sua família.

Depois da entrada da noiva é que o celebrante começa o seu trabalho, normalmente dando as boas vindas aos convidados, isso porque os noivos não se dirigem aos convidados durante a cerimônia de casamento.

Os noivos podem se dirigir aos convidados e agradecer pela presença deles, quando entram no salão de festas, antes da refeição ser servida.

Existem centenas de tipos de cerimônias de casamento. Vamos citar algumas para vocês terem como inspiração:

  • cerimônia das areias
  • cerimônia do vinho
  • cerimônia das velas
  • cerimônia de casamento celta
  • cerimônia do plantio de árvore
  • cerimônia san san kudo
  • cerimônia de casamento católica
  • cerimônia de casamento evangélica

O ideal é que você procure um celebrante de casamento com quem você tenha afinidade e discuta com ele sobre as possíveis cerimônias para o seu casamento.

Padre pode celebrar casamento fora da igreja?

Sim, os padres podem celebrar casamentos fora da igreja desde que eles estejam autorizados pelo bispo correspondente à sua diocese. O que não é comum.

Os bispos e padres da igreja apostólica romana não gostam de celebrar casamentos fora da igreja, isso porque, para eles, não faz sentido querer celebrar um casamento fora da igreja.

A igreja é um local sagrado, que passou por vários momentos de bençãos, como o “rito do lançamento da primeira pedra” realizado pelo bispo e acompanhado de toda a comunidade católica, antes mesmo de iniciarem a construção da igreja.

O Vaticano reconhece a igreja como solo sagrado e em vários países as forças policiais não podem entrar na igreja, nem que seja para prender alguém. Foi por isso que as igrejas serviram de asilo político em todo o mundo, por séculos.

Os argumentos de porque não celebrar o casamento na igreja não convence a maioria dos bispos católicos.

Isso porque, na maioria das vezes, os noivos querem celebrar o casamento fora da igreja por uma questão estética.

A alternativa que milhares de noivos estão adotando em todo o Brasil, é ter uma cerimônia de casamento católica dentro da igreja, singela, na presença dos familiares de primeiro grau, no dia anterior ao casamento social.

O discurso de casamento padre é o mesmo, dentro e fora da igreja, é o rito católico tradicional, onde não é contado a história dos noivos, nem aberto espaço para que eles troquem votos entre si.

E no casamento social, contratam um celebrante de casamento que vai dar um show, num clima leve vai contar a história do casal, de maneira personalizada, vai realizar a cerimônia. Que é o verdadeiro papel do celebrante, elevar os noivos e a sua história.

Atenção para não confundir os padres da igreja apostólica romana com os padres da igreja católica ortodoxa, ou padres anglicanos.

É muito comum encontrar anúncios de padres nas redes sociais, e nos sites de casamento, mas saiba que não são padres católicos apostólicos romanos. São padres ortodoxos ou padres anglicanos.

A diferença é que se você for católico romano, e depois quiser ser padrinho ou madrinha de uma criança, e o seu casamento não foi celebrado por um padre católico romano, você não poderá ser madrinha nem padrinho da criança.

Para que os católicos apostólicos romanos possam receber o sacramento do matrimônio é preciso casar com o padre católico apostólico romano, e de preferência dentro da igreja.

o que faz um celebrante
Celebrante aguarda a chegada dos noivos

Celebrante de Casamento Valor

O valor médio no Brasil, cobrado pelos celebrantes de casamento, é de R$ 2.000,00 para um cerimônia na cidade onde reside, ou seja, sem deslocamento e alimentação.

Mas o preço varia muito de acordo com o tipo de profissional desejado e da região do Brasil onde você está.

Se você estiver no Rio de Janeiro, o preço médio dos celebrantes é de mais de R$ 3.000,00 por cerimônia, isso porque o custo de vida na cidade maravilhosa é maior.

Mas, no interior de Minas Gerais o preço médio já é mais baixo, perto da casa dos R$ 1.500,00 por cerimônia realizada por celebrante social.

O valor de um bom celebrante é inestimável. Porque ele vai traduzir em palavras o amor de um casal, uma história de amor magnífica, e ele tem a habilidade de escolher os trechos certos para contar dessa história.

Impossível contar toda a história de um casal, numa cerimônia que dura em média 40 minutos. 

É por isso que o principal trabalho do celebrante de casamento é ouvir a história dos noivos e editar, separar o melhor deles, e trazer isso à tona no dia mais importante da vida desses noivos.

Então não procure um celebrante por preço, procure um celebrante pelo valor que ele tem.

Ao invés de se preocupar com quanto custa um celebrante de casamento, pense em quanto custa uma cerimônia de casamento ruim realizada por alguém que não seja profissional.

O preço do celebrante de casamento é irrisório perto do preço dos outros fornecedores, sendo que é ele quem vai executar a principal atividade do casamento, que é casar vocês.

Mestre de Cerimônia Para Casamento e Mestra de Cerimônia

É muito comum as pessoas procurarem por esse termo no Google; mestre de cerimônia para casamento, ou mestra de cerimônia para casamento.

Isso porque a nomenclatura celebrante social de casamento é ainda muito recente, e pouco conhecida das pessoas em geral.

Então se você é noiva ou noivo e está procurando alguém para falar uma coisas bonitas no seu casamento, estudar a história de vocês a fundo e preparar uma cerimônia que tenha significado para vocês, o que vocês procuram é o Celebrante de Casamento.

Celebrante de Casamento SP

Estamos preparando uma seleção de profissionais para te indicar o mais breve possível.

Queremos oferecer profissionais experientes e qualificados para quem procura celebrante de casamento SP.

Celebrante de Casamento RJ

Estamos preparando uma seleção de profissionais para te indicar o mais breve possível.

Queremos oferecer profissionais experientes e qualificados para quem procura celebrante de casamento RJ.

Celebrante de Casamento MG

Estamos preparando uma seleção de profissionais para te indicar o mais breve possível.

Queremos oferecer profissionais experientes e qualificados para quem procura celebrante de casamento MG.

Exemplo de cerimônia realizada por um celebrante social

Celebrante de Casamento Homoafetivo

O casamento homoafetivo é o casamento realizado entre pessoas do mesmo sexo.

Existe também o casamento de pessoas não-binárias, que é o amor entre uma ou duas pessoas que não se definem entre masculino e feminino.

Como nós acreditamos no amor livre e universal e não vemos diferença entre o amor de um casal heterossexual e homossexual, temos certeza de que qualquer celebrante de casamento deve estar apto para celebrar uma cerimônia de casamento homoafetivo.

Sendo assim, procure por um celebrante na sua região normalmente, 

Convite para Celebrante de Casamento

Se você vai convidar um amigo, amiga, familiar ou o padre, pastor, da sua igreja para celebrar o seu casamento, é de bom tom levar um convite impresso, pessoalmente até ele/ela.

Pode ser o mesmo convite que você vai usar para os convidados, mas com a adaptação do título para “Convite para Celebrar o nosso Casamento”.

Com certeza a pessoa convidada ficará lisonjeada e aceitará o seu convite, pois é uma honra celebrar o casamento de alguém!

Agora que você já sabe mais sobre a cerimônia, e gostou do nosso site, das nossas dicas, veja vestidos de casamento que separamos pra você e como se preparar para o dia da noiva!

Como celebrar um casamento

Se vocês pensaram em chamar um amigo para celebrar o casamento de vocês, um tio para ler umas palavras bonitas lá no dia, isso é muito bacana e ajuda a economizar sim.

Contudo é importante orientar essa pessoa sobre os 8 momentos do casamento, sobre todo o rito tradicional para que ela possa consultar os noivos e perguntar sobre como eles gostariam que a cerimônia fosse conduzida.

Se o celebrante amador, convidado, não sabe nem o tradicional, como ele poderá adaptar a vocês, do jeito do casal, a cerimônia?

Por isso mesmo o celebrante de casamento Daniel Santos fez um artigo falando sobre como celebrar um casamento no site dele, sugerimos a leitura pois vale muito a pena.

Texto pronto para celebrante de casamento

O que você pode oferecer ao seu amigo convidado é um texto pronto para cerimônia de casamento, que hoje é vendida na internet por R$ 100,00.

Desse modo ele não precisa pensar a cerimônia do zero, tentando improvisar as entradas, os ritos, um discurso sobre as alianças, uma deixa (uma frase combinada com a banda) para que a banda comece a tocar a música.
Além do texto existem as formações para celebrante de casamento, caso seu convidado fale bem e tenha interesse em seguir na carreira como uma fonte de renda extra aconselhamos que ele faça o curso antes do seu casamento e assim já use o seu casamento para estrear na profissão em grande estilo.

Veja também

Faltou algo para o seu casamento?
Nós te ajudamos a encontrar

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Caso tenha interesse em contribuir com artigos ou republicar, entre em contato por e-mail.

Horário de funcionamento:
Segunda – Sexta 10am – 7pm

Endereço: Rua Gastão Madeira, 427. Ubatuba-SP

CEP 11.680-000