Celebrante de casamento

Celebrante de casamento é aquele que faz o discurso na cerimônia de casamento. Comumente confundido com o cerimonialista que é quem cuida do rito cerimonial, tais como as entradas, músicas, etc. Em breve essa profissão será regulamentada pelo ministério do trabalho, segundo a plataforma wikipedia.

celebrante de casamento

Qualidades de um celebrante de casamento

Empatia

Procure sempre um celebrante por empatia. Você não vai querer ficar entediada durante a sua cerimônia com um celebrante de casamento prolixo. Nem vai querer incomodar os seus convidados com tal feito.

Sem dúvida esta é a principal característica que deve ser observada pelos noivos para que fiquem tranquilos e relaxados durante o seu tão sonhado grande dia.

Personalização de uma cerimônia

Converse muito com o seu celebrante antes de fechar, assista a vídeos que ele possui no YouTube, verifique se esses vídeos são só imagens soltas do casamento ou se possuem trechos das duas cerimônias.

Um texto padrão para casamentos facilita muito o trabalho do celebrante é verdade, e por isso que é comum encontrar celebrantes baratinhos, que cobram praticamente só o valor do deslocamento. Isso porque eles fazem o mesmo discurso pronto, sempre.

Um celebrante de casamento que vai estudar a sua história a fundo, anotar e memorizar datas e nomes de familiares, tem muito mais trabalho. Na verdade o trabalho do celebrante que personaliza a cerimônia começa um mês antes do casamento em si.

Isso porque ele vai entrevistar os noivos, pensar no que vai falar, escrever, ensaiar o texto várias vezes até que fique bom, e memorizar tantas informações que os convidados terão a impressão de que o celebrante não é um profissional, mas sim um amigo de vocês que fala muito bem.

Leve isso em consideração na hora de contratar o seu celebrante, porque como explicado acima, são dois trabalhos completamente diferentes.

Se você quer alguém para realizar uma leitura bonita no seu casamento, você pode chamar um tio seu que fale bem e com algumas dicas sobre como celebrar casamento ele vai se sair muito bem, sem dúvidas.

Dessa maneira vocês economizam o dinheiro do celebrante de casamento e podem investir em outra coisa.

Duração da cerimônia de casamento

Muitos noivos perguntam sobre isso e de fato é uma dúvida pertinente. Alguns celebrantes pensam que a cerimônia serve para se engrandecer, para aparecer.

Na realidade quem deve aparacer, quem deve brilhar, evidentemente, são os noivos e sua história, e não o celebrante de casamento.

Alguns levam pastas personalizadas com suas logos e fazem questão de levantar bem alto para que saia a logo em todas as fotos do casal. Outros tiram selfie com o casal durante a cerimônia de casamento, constrangendo os noivos e todos os convidados.

No Instagram dos profissionais é posssível verificar se eles realizam essas práticas ou não. Fique atento.

Normalmente uma cerimônia de casamento dura 40 minutos com todas as entradas. Parece ser muito tempo, agora que você está aí pensando com sangue frio, mas no dia você vai pensar que demorou 5 minutos.

Isso acontece porque temos as entradas do noivo, dos padrinhos, das madrinhas, da florista, do cortejo da noiva, da noiva, das alianças. Depois nós temos as assinaturas, a troca de alianças e a troca de votos.

Certamente para o celebrante de casamento sobra apenas 20 minutos de discurso, o resto do tempo é preenchido por todo o rito cerimonial.

Formação

Existe uma Escola de Celebrantes no Brasil, que já formou mais de 600 celebrante de casamento em todo território nacional. Essa formação como celebrante profissional é importante porque dá mais segurança e tranquilidade aos noivos de que nada será feito erroneamente, de que estão lidando com um profissional e não haverá constrangimento a si e aos seus convidados.

Além da formação de celebrante procure saber sobre as outras formações do seu possível contratado. Muitos são formados em Letras, outros em Filosofia, e outros em Sociologia como é o caso do Celebrante Daniel Santos.

Voltar para o guia de casamentos